Histórico

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Eletrônica e da Informação foi criado, pelo Conselho de Administração, através da Resolução nº 004/2005, de 10 de março de 2005 e sua criação homologada pela Conselho Universitário através da Resolução nº 015/2005 de 28 de julho de 2005. A criação do CETELI visa facilitar a agregação de pesquisadores que atuam nas áreas de concentração do mesmo e dessa forma aumentar a capacidade de oferta de serviços a comunidade, otimizar recursos humanos e infraestrutura de apoio necessárias às atividades de pesquisa e desenvolvimento. O CETELI abriga pesquisadores de um amplo espectro profissional, para atender demandas crescentes de atividades de pesquisa e desenvolvimento multidisciplinares. Inserem-se nesse contexto as áreas de telemática (telecomunicações e informática), bioinformática (ciências biológicas e informática), bioengenharia (engenharia elétrica e ciências biológicas), bem como a aplicação da eletrônica nas mais diversas atividades industriais.


Objetivos

  • Promover a pesquisa e o desenvolvimento nas áreas de Tecnologia Eletrônica, Tecnologia da Informação, Televisão Digital e Engenharia Biomédica, contribuindo com o desenvolvimento tecnológico da Amazônia;
  • Contribuir com a criação de um ambiente favorável para a de aumento expressivo na competitividade do setor produtivo do estado através da inovação tecnológica;
  • Contribuir para a formação de empresas de base tecnológica local;
  • Ampliar a formação avançada de recursos humanos em sua área de atuação;
  • Promover a participação e a realização de eventos, cursos de atualização e intercâmbio tecnológico em sua área de atuação;
  • Buscar continuamente a sustentabilidade e a satisfação de parceiros e clientes;
  • Envolver todos os participantes do centro em um processo de melhoria contínua.


Missão

Promover a pesquisa, o desenvolvimento científico e tecnológico e a formação de recursos humanos na Amazônia, buscando a excelência nas áreas de Tecnologia Eletrônica, da Informação e Automação.


Visão

Ser referência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico na Amazônia.


Modelo de Gestão

Tendo em vista a origem dos recursos financeiros, os projetos desenvolvidos no CETELI enquadram-se em duas modalidades: projetos financiados por agências de fomento governamentais e projetos financiados por empresas privadas, com recursos da lei de informática, através do credenciamento do CETELI no Capda (Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia) e Cati (Comitê da Área de Tecnologia da Informação). Os projetos financiados por agências de fomento governamentais, como CNPq, FAPEAM e FINEP, seguem o modelo de gestão proposto pelas próprias agências, que incluem: cronogramas com metas específicas a serem alcançadas, elaboração de relatórios semestrais e elaboração de relatório final.
Os projetos financiados pela iniciativa privada seguem um fluxo padrão onde as seguintes etapas iniciais estão previstas:

  • Assinatura de um convênio guarda-chuva entre a Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões e a empresa;
  • Assinatura de um termo aditivo referente a cada projeto a ser desenvolvido;

No texto do projeto, anexo ao termo aditivo, estão incluídos: um documento de especificação de requisitos, contendo todas as especificações funcionais e não funcionais, que é assinado tanto pelo coordenador do projeto como por um representante da empresa; a metodologia segundo a qual o projeto será executado; um cronograma de etapas e metas a serem cumpridos, que permite o acompanhamento do projeto por parte da empresa e um orçamento dos gastos a serem realizados no projeto. No termo aditivo especifica-se em quantas parcelas esse orçamento vai ser liberado pela empresa. Ao final do projeto entrega-se ao cliente um termo de avaliação onde o mesmo atribui conceitos a diversos itens, incluindo o atendimento as especificações feitas, a satisfação com o prazo de desenvolvimento, etc. Esse documento faz parte da política de qualidade do CETELI e serve de realimentação para o desenvolvimento de futuros projetos.